RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

QUAL O REAL SENTIDO DO IGTF?


Sempre ouvi fortes questionamentos sobre a real função do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). A de que tal entidade funciona como um grande cabide de emprego para acomodar afilhados políticos de cada governador eleito, é uma delas. 

Temos que reconhecer que os cargos principais do IGTF, um órgão vinculado a Secretaria de Cultura do Estado,  são de confiança e, sendo assim, são de livre escolha do governador. Se a escolha é bem feita, ou não, é uma outra história. Mas é nessa "história" que queremos adentrar...  

Bombeando os ex-presidentes e ex-diretores que já fizeram parte deste Instituto Público que nós, contribuintes, sustentamos, podemos notar que muitos cargos se deram por afinidade política, por trabalharem na campanha eleitoral, ou seja, não foi levada em conta a capacidade técnica e administrativa dos indicados.  

A verdade é que, não sei se por falta desta capacidade ou por falta de repasse de dinheiro (verbas públicas) o IGTF é um órgão enclausurado em si mesmo. Não se ouve ou vê atitudes palpáveis. É uma comida sem sal.

Ou alguém sabe de algum grande projeto do IGTF?

Uma fundação de tamanha importância para a cultura e o folclore tem que ir além, muito além, de manter uma biblioteca, estúdio, discoteca, e receber inscrições de festivais. O IGTF é o elo oficial entre o tradicionalismo e o Estado!

Contudo, parece que estão ali esperando o tempo passar... Não! Pior! Muito Pior!

Estão ali, impregnados pelo que vem de cima (Secretaria da Cultura) que tem por objetivo maior "diversificar" os costumes e a tradição do Rio Grande do Sul. 

Para testemunhar o que digo é só entrar no site do Instituto como fiz no dia de ontem, dia 26 (cópia abaixo). Ali, as notícias são: carnaval, carnaval e carnaval.

Os rodeios, os festivais, os concursos diversos relacionados com a VERDADEIRA cultura gaúcha, que acontecem aos borbotões pelos sete ventos do Rio Grande, não são lembrados.

E assim caminham os administradores de um Estado falimentar...


Ir para o portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Instituto Ga�cho de Tradi��o e Folclore
Bras�o Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Notícias

Rua do Perdão alegra Cidade Baixa

DSCN2126
A alegria de centena de foliões se espalhou pela rua da República (Rua do Perdão), no bairro Cidade Baixa, nesta terça-feira, 12/02, durante a realização de mais uma “Folia de Rua”. O projeto – desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), em parceria com    [...] continue lendo.

FOTOS DA FOLIA DA RUA DO PERDÃO – 12/02/2013

DSCN2145



 

 

 Folia de Rua anima terça-feira de Carnaval

DSCN2022
O bairro Cidade Baixa, na Capital, será palco nesta terça-feira, 12/02, a partir das 15h, de mais uma “Folia de Rua”, projeto que a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está desenvolvendo pelo segundo ano consecutivo, durante este verão. A folia será na Rua da    [...] continue lendo.